Setembro Verde: Como prevenir o câncer colorretal?
- Ana Clara Mendes | Ascom
- 19 de set. de 2019
- 1 min de leitura

No mês de setembro também ocorre a campanha que visa conscientizar a população sobre o câncer colorretal, que é o tumor no intestino grosso e reto. No início, a doença pode não apresentar muitos sintomas, mas é nesse período em que as chances de cura aumentam. Com a progressão, o paciente pode apresentar anemia, desconforto abdominal, constipação ou diarreia, sangramentos evacuatórios, indisposição e fraqueza.
O câncer pode ser diagnosticado através de associação suspeita clínica, baseada em sinais e sintomas, e exames como colonoscopia e histopatologia de fragmento biopsiado. Conforme explica o proctologista do Cliom, Camilo Câmara, a colonoscopia de rastreio deve ser realizada a partir dos 45 anos, para pacientes assintomáticos e sem histórico familiar.
"Este exame é capaz de impedir a progressão de um pólipo pré-maligno para tumor , quando executada a polipectomia ou fornece um diagnóstico de lesões precoces, aumentando as chances de cura", pontua o especialista.
Para prevenir, além dos exames preventivos, é importante adotar bons hábitos, afirma o proctologista. "Aumento da ingestão de fibras e líquidos, abandonar o tabagismo e praticar atividade física são hábitos que ajudam na prevenção do câncer colorretal", destaca.