Saiba como prevenir o câncer intestinal
- Ana Clara Mendes | Ascom
- 15 de ago. de 2019
- 1 min de leitura

Desconforto abdominal, dor em cólica, perda de peso, sangramento e muco evacuatório, fraqueza, indisposição e anemia são alguns dos sintomas do câncer intestinal. Porém, muitas vezes eles são assintomáticos, dificultando o diagnóstico da doença. Para o proctologista do Hospital Cliom, Camilo Câmara, a doença pode ser prevenida com alguns hábitos.
"Acredita-se que uma dieta balanceada, rica em fibras, pode contribuir para a prevenção, junto a realização de atividade física e parada do tabagismo", explica o médico, destacando que alimentos como carne vermelha , carne processada ou submetida a algum tipo de método de conservação como salgamento, o tabagismo , a obesidade e o sedentarismo , são fatores de risco da doença.
Ele pontua que a prevenção ativa pode ser alcançada com a realização do exame de colonoscopia após os 45 anos de idade. "Por meio desse método é possível diagnosticar e retirar as lesões pré-malignas ou fazer o diagnóstico precoce dos tumores, aumentando a chance de cura do paciente", afirma.

O câncer de intestino, na maioria das vezes, é esporádico e acomete pessoas a partir dos 60 anos de idade e, quando ocorre antes, pode estar relacionado a fatores genéticos, de acordo com o especialista.
Sobre o tratamento, o proctologista explica que é essencialmente cirúrgico quando o câncer já está em fase invasiva. "Em alguns casos, também pode demandar o uso da quimioterapia e radioterapia", explica.