Hospital Cliom inicia campanha de arrecadação de perucas para pacientes com Câncer
- Bruno Soares
- 4 de fev. de 2019
- 2 min de leitura

O dia 4 de fevereiro é a data mundialmente marcada como Dia Mundial do Câncer. Por isso, o Hospital Cliom utilizou o mês de conscientização do câncer para começar mais uma campanha. Desta vez, a causa é arrecadação de perucas para pacientes que fazem tratamento da doença.
As perucas são essenciais no tratamento oncológico, especialmente para mulheres, já que elas perdem o cabelo durante o período de medicações. Segundo os profissionais de assistência social e psicologia do Hospital Cliom, dispor de uma variedade de perucas é um ponto muito importante para as pacientes com Câncer.
"É difícil que elas se sintam representadas e confortáveis com as peças. Mas, quando encontram a peruca perfeita, conseguem uma considerável elevação de autoestima, contribuindo para uma melhor recuperação", explica Sirlene Santos, Assistente Social.
Lidar com a perda de uma das partes do corpo feminino que mais mexe com a autoestima requer muita força e acompanhamento psicológico. A paciente de câncer de mama, Patrícia, está em processo de sessões de medicação em quimioterapia e contou como foi lidar com essa fase de diminuição significativa do couro cabeludo e de encontrar uma peruca ideal para ela:
"Resolvi usar peruca foi quando raspei a cabeça, por ter perdido muito cabelo. Mas não consegui encontrar uma peruca cacheada e isso foi triste, pois eu queria que fosse o mais parecido possível com meu cabelo antes da queda".
As próprias pacientes do Grupo Unidas Pelo Peito, que já passaram pela situação de perda dos cabelos, se dispuseram a participar desta primeira etapa da campanha. Em reunião mensal do Grupo Unidas Pelo Peito, ação social do Cliom, a nossa equipe reuniu 4 pacientes para incentivas as doações de perucas através de fotografias. Veja no slideshow: