Dia da Enfermagem: Enfermeiros oncológicos assumem papel de liderança no tratamento do câncer
- Ana Clara Mendes | Ascom
- 10 de mai. de 2019
- 1 min de leitura

O 12 de maio é marcado pela comemoração do Dia Internacional da Enfermagem. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a mãe da enfermagem moderna. Mediando a comunicação entre o paciente e a equipe multidisciplinar, os profissionais da enfermagem são de extrema importância durante o tratamento oncológico.
A enfermeira do Hospital Cliom, Vanessa Coqueiro, explica que o tratamento oncológico requer muita atenção e bastante suporte tanto para o paciente como para a família. "Os enfermeiros oncológicos assumem um papel de liderança para que se obtenha o melhor cuidado possível com o paciente", ressalta.
Esses profissionais desempenham o papel de planejar, executar e avaliar o cuidado prestado a esse grupo de pacientes, sempre levando em conta o tipo da doença e o protocolo terapêutico, através da prática baseada em evidências e da execução de protocolos descritos e implementados na instituição.
"Nós prestamos assistência direta ao paciente, com isso nos tornamos a referência dele para o relato de sinais e sintomas dos efeitos colaterais, bem como de uma possível intolerância ao tratamento e/ou aos efeitos indesejáveis", explica.
Para a Enfermagem, o cuidar é observar, planejar e realizar as intervenções para melhorar as respostas do pacientes aos problemas de saúde e aos processos da vida. "Temos que identificar as respostas funcionais e laboratoriais durante todo o processo com o intuito de melhorar a adesão ao tratamento", ressalta Vanessa.
A profissional acrescenta que esse cuidado integral deve ser feito em todas as fases, desde o diagnóstico até o acompanhamento pós-tratamento. "Os cuidados ultrapassam as técnicas de humanização, empatia, conhecimento técnico-científico e pratica clínica pois esses pacientes requerem muita atenção", salienta.
Comments