Carboidratos são vilões durante o tratamento oncológico?
- Hospital Cliom
- 9 de ago. de 2018
- 1 min de leitura

Os carboidratos causam dúvidas em diversas pessoas. Engorda ou não engorda? Esse é o principal questionamento. Mas para as pessoas que realizam tratamento oncológico, ele seria um vilão? Quem responde aos questionamentos é a nutricionista do Hospital Cliom, Alzira Dias.
Segundo Alzira, as principais dúvidas são a respeito do uso de açúcar refinado, demerara, mascavo e do próprio adoçante. Ela costuma dizer aos seus próprios pacientes que da mesma forma que os carboidratos alimentam as células do câncer, alimentam o nosso organismo. “É necessário em tudo haver equilíbrio”, expôs.
Ainda segundo Alzira, pacientes em tratamento quimioterápico já sofre efeitos adversos provenientes dos medicamentos e atingem diretamente na qualidade da alimentação do paciente. “Na conduta diária é observado se o paciente tem alguma comorbidade associada, se de fato ele for diabético, é necessário orienta-lo com o uso de adoçantes, sendo estes Sucralose ou Stevia. Alimentos de alto índice glicêmico – que é um fator que afere a velocidade que o açúcar chega na corrente sanguínea -, sempre deverão ser associados com o ajuste para melhoria da imunidade. No mais, há necessidade equilibrar o que se ingere, de acordo com a qualidade e em quantidade”, explicou.
Para a nutricionista, pacientes quimioterápicos que não são diabéticos também devem ter cuidado, no entanto, estes podem sim fazer o uso do carboidrato com mais tranquilidade, em sua forma complexa, como por exemplo, o inhame, maçã com casca, uva verde, entre outros. O uso dos carboidratos simples deve ter mais cautela ainda, que são os bolos, tortas e balas.