OMS realiza campanha 'Agosto Verde Claro' para alertar sobre a importância da prevenção, tra
- Hospital Cliom
- 2 de ago. de 2018
- 1 min de leitura

A Organização Mundial de Saúde instituiu, nesta semana, a campanha “Agosto Verde Claro”, a fim de alertar a população sobre a importância da prevenção, do tratamento e do diagnóstico precoce dos linfomas. São mais de 60 tipos desta espécie de câncer, que podemos dizer que se dividem em linfomas de Hodgkin (LH) e linfomas não Hodgkin (LNH).
Segundo especialistas, os sintomas mais frequentes deste tipo de enfermidade é o aparecimento de ínguas (gânglios) em região cervical, mais precisamente no pescoço, inguinal (virilha) e axilar. Além do aumento destes gânglios, pode haver perda significativa de peso, febre e cansaços sem motivo. Geralmente, são tecidos endurecidos e indolores.
De acordo com pesquisas, o LH, geralmente, tem melhor prognóstico. A taxa de resposta ao tratamento costuma ser satisfatória e pode alcançar cerca de 75%, a depender dos subtipos de linfoma e os seus fatores específicos.
Os primeiros, quando tratados, costumam ter uma resposta rápida em 70%. A causa da maioria dos linfomas são desconhecidas, no entanto, a imunossupressão pode estar relacionada a Linfomas Não Hodgkin, como por exemplo, em pacientes com AIDS ou que realizam o uso de drogas imunossupressoras e até com o surgimento de infecções e a presença de bactérias, como a Helicobater Pylori, que se aloja na região gastrointestinal.
O ideal é procurar um médico, caso existam sintomas parecidos com os citados acima. Exames periódicos e o acompanhamento médico para observar a saúde são importantíssimos em todas as ocasiões.