Paciente oncológico em tratamento quimioterápico deve ter cautela ao ingerir café, diz nutricionista
- Hospital Cliom
- 5 de jul. de 2018
- 1 min de leitura

As décadas passam e o café continua sendo uma das bebidas mais consumidas do mundo. Mas para os pacientes em tratamento quimioterápico, o consumo deste grão deve ser feito com cuidado, segundo a nutricionista do Cliom, Alzira Dias.
Segundo Alzira, geralmente os pacientes que estão em tratamento contra o câncer tendem a sentir desconfortos gástricos, como azia e dores no estômago. Nesse sentido, não é interessante que o paciente oncológico utilize o café em grandes quantidades durante o dia, já que este infuso é irritante ao entrar em contato com a região estomacal.
Ainda segundo a nutricionista, o café inibe a absorção de certos nutrientes no corpo. “Ele chega a impossibilitar a captação de importantes minerais como o ferro e o cálcio. Essa é uma bebida saborosa e que é muito boa para energizar o dia e, agregada ao leite, melhor ainda”, expôs.
A orientação da nutricionista é que uma xícara pela manhã é o suficiente. É importante ficar atento aos sintomas gástricos e evitar o café solúvel. “Lembre-se que nesse período, o nosso sistema digestivo deve ser tratado com todo amor”, completou Alzira.