"Anemia não vira câncer, mas o câncer pode levar a anemia", explica hematologista
- Hospital Cliom
- 26 de jun. de 2018
- 1 min de leitura

A anemia não vira câncer, mas o câncer pode levar a anemia, é o que explica a hematologista do Hospital Cliom, Dra. Priscila Galvão. Além do câncer, a anemia pode ser encontrada em pacientes com leucemia, linfoma e mieloma, além de outras complicações na saúde do paciente.
Segundo a médica, o câncer pode levar à anemia, como por exemplo os tumores sólidos de intestino, que podem ocasionar sangramentos visíveis ou não visíveis através das fezes, que pela perda sanguínea, pode fazer o corpo desenvolver a anemia.
“Em alguns casos, a anemia pode ser o primeiro sinal perceptível para o descobrimento do câncer, porém, ela é apenas uma consequência e não a causa. Qualquer tipo de câncer, pode levar a uma anemia como doença crônica”, expôs Dra. Priscila.
Ainda segundo a hematologista, existem várias causas para o desenvolvimento da anemia. “A mais simples e frequente na população é por deficiência de ferro. Nas mulheres em idade fértil é a causa mais comum e secundária as perdas sanguíneas aumentadas, devido ao período menstrual. Outros sangramentos importantes também podem estar associados a essa anemia, como o de pacientes que possuem hemorragia digestiva alta (vômitos com sangue)”, explicou.
Como tratar a anemia?
De acordo com Dra. Priscila, por existir várias causas que levem a anemia, a doença será tratada de uma forma individualizada. Sendo necessário, primeiramente, se consultar com um hematologista para que o diagnóstico e o melhor tratamento sejam instituídos.