Saiba como se prevenir do câncer de colo de útero, um dos mais comuns entre mulheres no Brasil
- Hospital Cliom
- 16 de jun. de 2018
- 1 min de leitura

O câncer de colo de útero é uma doença silenciosa e muito perigosa. Segundo dados médicos, esta doença é a quarta maior causa de morte em mulheres no Brasil. No entanto, ela pode ser prevenida facilmente.
Esse tipo de câncer tem o papiloma vírus humano (HPV) como o principal fator para o seu possível aparecimento. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 72% dos brasileiros possuem algum tipo de do vírus HPV, na região genital. No entanto, outra série de coisas podem contribuir para o desenvolvimento da enfermidade, como por exemplo a redução da atividade ou eficiência do sistema imunológico, tabagismo e associação com outras doenças que são sexualmente transmissíveis. Também são considerados fatores para o aumento do risco o início precoce da atividade sexual, ter múltiplos parceiros para a relação sexual e a má higiene da parte íntima.
A principal forma de proteção para este tipo de câncer é o uso de preservativos nas relações sexuais, pois o HPV é transmitido através da relação sexual. Também é importante realizar exames preventivos anualmente, como o papanicolau – que é um exame ginecológico que detecta principalmente este tipo de câncer -, além de outras análises como a colposcopia, vulvoscopia e peniscopia. Também é uma forma de prevenir este tipo de enfermidade é a vacina contra o HPV, que geralmente é feita antes do ciclo de vida sexual da mulher.
Mas apesar das prevenções para evitar o câncer de colo de útero, é muito importante que toda mulher realize exames periódicos e ter um acompanhamento médico, a fim de possuir os cuidados certos, que podem ajudar na prevenção para diversas doenças.