Exames para prevenção do câncer colorretal devem ser feito aos 45 anos
- Hospital Cliom
- 2 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

A Sociedade Americana do Câncer anunciou uma nova recomendação a respeito da prevenção do câncer colorretal e passou a anunciar que exames sejam feitos a partir dos 45 anos, quando esta espécie de “rastreio” era feito aos 50. Isso acontece devido ao aumento no número de casos da doença, nos Estados Unidos, tanto entre adultos, quanto pessoas mais jovens.
O publicação científica que foi realizada na CA: A Cancer Journal for Clinicians, da última quarta-feira (30), informou que o câncer colorretal é terceiro que mais mata pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Nos Estados Unidos, este tipo de câncer é o segundo que mais mata, dentre os que afetam tanto homens quanto mulheres.
"Por trás destes números estão pessoas reais, e todos nós do universo do câncer de colorretal. Todos os gastroenterologistas e oncologistas temos vistos mais e mais jovens adultos desenvolverem a doença", expôs o Dr. Richard Wender, que é o responsável pelas novas diretrizes, à Cable News Network (CNN).
O estudo fez vários testes com diferentes exames e identificou boas estratégias para o rastreio da doença. No entanto, foi sugerido que a partir dos 45 anos de idade, as pessoas façam a colonoscopia e a cada 10 anos, este exame seja refeito ou a cada cinco anos seja realizada a colonoscopia virtual.
Segundo o médico Gerge Chang, chefe da equipe de cirurgia colorretal do Hospital Anderson Cancer Centes, em Houston, nos EUA, para qualquer adulto, não importando a idade, é importante prestar atenção ao próprio corpo e aos hábitos diários do intestino. Qualquer mudança deve ser comunicada ao médico, não importa a idade. “Se houve mudança nos seus hábitos intestinais e algo não está certo, vá ao seu médico”, explicou.